Error cargar lenguaje - /home/ubuntu/migrationpric/pric/lang/1/config_names_lang.php


Error cargar lenguaje - /home/ubuntu/migrationpric/pric/lang/1/template_frontend_lang.php


E_NOTICE Undefined index: version, /home/ubuntu/migrationpric/pric/application/View.php, line 637
Ficha de Experiencia
EL PRIC

Fortalecendo a Governança para Manutenção da “Floresta em Pé”

IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas

Archivos:


Datos de la persona de contacto:




Fichas de interés en la iniciativa


Descripción de la experiencia


O projeto irá possibilitar conhecimento técnico com capacitações e aquisição de equipamentos de geotecnologias para não somente mapear, mas ainda, monitorar e auxiliar os órgãos competentes na preservação da floresta, o que assegurará a sustentabilidade socioambiental dos povos e populações que vivem na floresta, ao mesmo tempo que preserva e conserva as riquezas naturais, além de contribuir diretamente na gestão dos produtos da floresta que geram renda para as comunidades. Ainda, trará capacidades técnicas em ferramentas de comunicação para dar visibilidade aos produtos da bioeconomia, com um olhar comunitário, agregando valor aos produtos, seu modo de produção, preservação da floresta em pé e sustentabilidade dos povos que nela habitam. As ações do Projeto viabilizarão a geração de mapas temáticos com localização das áreas potenciais dos produtos da sociobiodiversidade nas comunidades trabalhadas, com estimativa da sua produtividade por sazonalidade, subsidiando a Cooperativa e seus cooperados e não cooperados informações para seu Planejamento Estratégico sobre os produtos a serem comercializados e na gestão dos recursos naturais. Como consequência das ações propostas, a cooperativa terá melhor gestão dos produtos a serem comercializados, possibilitando aumento da geração de renda das populações e povos cooperados e não cooperados, autonomia financeira da cooperativa e maior visibilidade e valorização desta atividade econômica, contribuindo com a importância da floresta em pé”.

Objetivo de la experiencia


Possibilitar o conhecimento técnico com capacitação e aquisição de equipamentos geotecnológicos, não somente para mapear, mas também, monitorar e auxiliar os órgãos competentes na preservação da floresta, assegurando a sustentabilidade socioambiental dos povos e populações que vivem nela, ao mesmo tempo em que preserva e conserva as riquezas naturais. Deste modo, contribuir diretamente na gestão dos produtos da floresta que geram renda para as comunidades. Além disso, trazer capacitação técnica em ferramentas de comunicação que darão visibilidade e agregarão valor aos produtos da bioeconomia e aos modos de produção, de maneira sustentável, preservando a floresta em pé.

Beneficiarios de la experiencia


Indígenas das das aldeias: Mapuera, Kwanamary, Kasawá e Porteira.

Número de envolvidos


300

Cite as principais contribuições geradas para as pessoas envolvidas na experiência


1- Mapeamento e espacialização das áreas produtivas. 2- Produção e edição de vídeos, fotografias em dispositivo móvel. 3- Elaboração do Plano de Comunicação. 4- Fortalecimento institucional.

Existem ou existiram parcerias para o desenvolvimento dessa experiência? Se sim, cite os parceiros.


FUNAI - Fundação Nacional do Índio (Coordenação Técnica local de Oriximiná e Nhamundá) APIM - Associação dos Povos Indígenas do Mapuera CGPH - Conselho Geral dos Povos Hexkaryana ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade Gerência Regional Calha Norte III - IdeflorBio (Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do estado do Pará) IMAFLORA - Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola IEPÉ - Instituto de Pesquisa e Formação Indígena ARQMO - Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná Prefeitura Municipal de Nhamundá - AM / Secretaria Municipal de Meio Ambiente Prefeitura Municipal de Oriximiná - PA / Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA)

Foi desenvolvida alguma estratégia para a sustentabilidade financeira da experiência? Se sim, descreva.


Sin contenido

Quais os principais desafios enfrentados para implementação da experiência?


Sin contenido

Período de realização


18/04/2022 a 18/10/2022