E_NOTICE Undefined index: version, /home/otcadmin/apps/pric/application/View.php, line 636
Ficha de Experiencia
EL PRIC

O Uso da Geotecnologia no Apoio à Gestão dos Produtos da Sociobiodiversidade e Proteção Territorial

Instituto de Pesquisas Ecológicas

Datos de la persona de contacto:




Fichas de interés en la iniciativa


Descripción de la experiencia


As ações do Projeto visam apoiar no fortalecimento da Associação na governança do Território e na interlocução com o poder público e parceiros, por meio do desenvolvimento de capacidades, com oficinas de associativismo, revisão estatutária, prestação de contas, empreendedorismo, redação oficial e “media training”. Com isso, busca-se a qualificação da sua diretoria na gestão institucional, em ações integradas desenvolvidas em seu território. Além disso, serão formados 15 agentes ambientais comunitários, entre homens e mulheres das comunidades envolvidas no projetos, onde serão habilitados em educação ambiental, legislação ambiental, sistemas agroflorestais, primeiros socorros, combate a incêndio e geotecnologias aplicadas ao monitoramento e vigilância territorial. Por conseguinte, almeja-se frear as pressões da Unidade de Conservação e, por sua vez, os limites da Terra Indígena Zoé, apoiando os profissionais do poder público da Base Jaramacaru e, também, subsidiando a Associação no mapeamento de seus castanhais, plantio de cumaru, copaíba, andiroba e plantio de cipó, promovendo a melhor gestão desses recursos para comercialização e geração de renda.

Objetivo de la experiencia


Apoiar no fortalecimento institucional da Associação dos Moradores da Comunidade do Jaramacaru e Reghião - ACAJE, visando melhorar a capacidade de interlocução dos comunitários junto aos poderes públicos e aos parceiros. Desta forma, exercendo seus direitos e deveres nas unidades de conservação, desenvolvendo capacidades para melhorar a governança da associação junto ao território e, também, na formação básica de agentes ambientais comunitários. Sendo assim, apoiando na gestão, proteção territorial e recursos da sociobiodiversidade, em diálogo e suporte aos parceiros: Polícia Militar e Idelflor-Bio, contribuindo na formação de agentes ambientais comunitários no combate aos ilícitos ambientais, georreferenciando informações de seus limites territoriais e utilizando o conhecimento das ferramentas adquiridas, através das capacitações em gestão institucional (revisão estatutária, prestação de contas e empreendedorismo).

Beneficiarios de la experiencia


Extrativistas e indígenas, moradores da Comunidade Santo; Comunidade KM e Comunidade Jamaracaru

Number of involved


134

Cite the main contributions generated to the people involved in the experience


1- Georreferenciamento das áreas produtivas. 2- Fortalecimento institucional.

Are there or were there any partnerships for the development of this experience? If yes, name the partners.


Gerência Regional Calha Norte III - IdelflorBio (Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do estado do Pará). Polícia Militar Ambiental do estado do Pará. Prefeitura Municipal de Óbidos / Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) PREVFOGO - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Prefeitura Municipal de Oriximiná / Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA)

Has a strategy been developed for the financial sustainability of the experience? If yes, please describe.


Sin contenido

What are the main challenges faced in implementing the experience?


Sin contenido

Realization period


18/04/2022 a 18/10/2023