Error cargar lenguaje - /home/ubuntu/migrationpric/pric/lang/1/config_names_lang.php


Error cargar lenguaje - /home/ubuntu/migrationpric/pric/lang/1/template_frontend_lang.php


E_NOTICE Undefined index: version, /home/ubuntu/migrationpric/pric/application/View.php, line 637
Ficha de Experiencia
EL PRIC

Medicina Tradicional: um Caminho para o Fortalecimento e Manutenção da Cultura do Povo Paiter Suruí

Instituto de Pesquisas Ecológicas

Archivos:


Datos de la persona de contacto:




Fichas de interés en la iniciativa


Descripción de la experiencia


O centro foi criado para ser um espaço sagrado, de difusão dos conhecimentos tradicionais e um lugar de curas com a utilização das plantas medicinais da nossa cultura. Também é um local onde os mais velhos ensinam aos mais novos a respeito do valor do conhecimento da floresta. Neste espaço, são realizados intercâmbios entres os povos das florestas, deste modo, a cultura tradicional é fortalecida. Os antepassados cuidaram dessa floresta, evoluíram com ela e se familiarizaram com várias espécies de plantas. Estas, têm um lugar específico em rituais tribais e cerimônias. Com elas, os antigos e os anciãos ainda vivos tratam uma variada gama de doenças, tais como: dores de cabeças, dores do estômago, mordidas de cobra, etc. Esses medicamentos são totalmente naturais. Além disso, grande parte deles é encontrada nas farmácias e têm a sua base na riqueza da vegetação das florestas. Preservando as plantas medicinais, preserva-se a floresta e esta é uma das principais armas na luta contra as mudanças climáticas. O espaço é utilizado, também, como ponto de etnoturismo para receber as visitas de pessoas e universidades que tenham vontade de conhecer um pouco da cultura indígena. Dessa forma, é possível gerar alguma renda extra para a comunidade. Acredita-se na sustentabilidade e os projetos devem apoiar o sustento familiar sem agressões à natureza. Sendo assim, o Centro Olawatawa vem cumprindo seu papel na governança da Terra Indígena Sete de Setembro.

Objetivo de la experiencia


1- Valorizar as práticas da medicina tradicional por meio da utilização das plantas medicinais tradicionais e do conhecimento dos mais velhos. Com isso, há o fortalecimento da cultura tradicional. 2- Divulgar e disseminar conhecimentos sobre a cultura tradicional do povo Paiter Suruí, ao mesmo tempo, possibilitar a geração de renda para a comunidade. Objetivos Específicos: 1- Ampliar o plantio de mudas de espécies para uso medicinal, promovendo o enriquecimento da farmácia viva e demonstrar o uso tradicional dessas plantas. 2- Conscientizar a comunidade sobre o conhecimento, os valores e a utilização das plantas medicinais tradicionais, através de oficina, bem como ressaltar a importância dos procedimentos terapêuticos dos medicamentos cultivados. 3- Ampliar e estruturar a área do Centro Olawatawa para ser um centro de visitação que possa estimular o etnoturismo, com estrutura turística apropriada (malocas de alojamento, cozinha, banheiros), etc.

Beneficiarios de la experiencia


Povo Indígena Paiter Suruí / Aldeia Paiter Linha 09 / Mulheres e Jovens

Número de envolvidos


40

Cite as principais contribuições geradas para as pessoas envolvidas na experiência


1- Ampliação da produção do viveiro de plantas medicinais. 2- Fortalecimento do Conhecimento (oficina de identificação das plantas medicinais e formas de coletas e oficina de processos e procedimentos para utilização das plantas medicinais). 3- Ampliação da Estrutura do Centro (obras e equipamentos). 4- Gestão do projeto e Fortalecimento institucional.

Existem ou existiram parcerias para o desenvolvimento dessa experiência? Se sim, cite os parceiros.


1- FUNAI - Fundação Nacional do Índio. 2- FOREST TRENDS.

Foi desenvolvida alguma estratégia para a sustentabilidade financeira da experiência? Se sim, descreva.


Sin contenido

Quais os principais desafios enfrentados para implementação da experiência?


Sin contenido

Período de realização


18/04/2022 a 18/02/2023