E_NOTICE Undefined index: version, /home/otcadmin/apps/pric/application/View.php, line 636
Ficha de Experiencia
EL PRIC

Medicina Tradicional: um Caminho para o Fortalecimento e Manutenção da Cultura do Povo Paiter Suruí

Instituto de Pesquisas Ecológicas

Datos de la persona de contacto:




Fichas de interés en la iniciativa


Descripción de la experiencia


O centro foi criado para ser um espaço sagrado, de difusão dos conhecimentos tradicionais e um lugar de curas com a utilização das plantas medicinais da nossa cultura. Também é um local onde os mais velhos ensinam aos mais novos a respeito do valor do conhecimento da floresta. Neste espaço, são realizados intercâmbios entres os povos das florestas, deste modo, a cultura tradicional é fortalecida. Os antepassados cuidaram dessa floresta, evoluíram com ela e se familiarizaram com várias espécies de plantas. Estas, têm um lugar específico em rituais tribais e cerimônias. Com elas, os antigos e os anciãos ainda vivos tratam uma variada gama de doenças, tais como: dores de cabeças, dores do estômago, mordidas de cobra, etc. Esses medicamentos são totalmente naturais. Além disso, grande parte deles é encontrada nas farmácias e têm a sua base na riqueza da vegetação das florestas. Preservando as plantas medicinais, preserva-se a floresta e esta é uma das principais armas na luta contra as mudanças climáticas. O espaço é utilizado, também, como ponto de etnoturismo para receber as visitas de pessoas e universidades que tenham vontade de conhecer um pouco da cultura indígena. Dessa forma, é possível gerar alguma renda extra para a comunidade. Acredita-se na sustentabilidade e os projetos devem apoiar o sustento familiar sem agressões à natureza. Sendo assim, o Centro Olawatawa vem cumprindo seu papel na governança da Terra Indígena Sete de Setembro.

Objetivo de la experiencia


1- Valorizar as práticas da medicina tradicional por meio da utilização das plantas medicinais tradicionais e do conhecimento dos mais velhos. Com isso, há o fortalecimento da cultura tradicional. 2- Divulgar e disseminar conhecimentos sobre a cultura tradicional do povo Paiter Suruí, ao mesmo tempo, possibilitar a geração de renda para a comunidade. Objetivos Específicos: 1- Ampliar o plantio de mudas de espécies para uso medicinal, promovendo o enriquecimento da farmácia viva e demonstrar o uso tradicional dessas plantas. 2- Conscientizar a comunidade sobre o conhecimento, os valores e a utilização das plantas medicinais tradicionais, através de oficina, bem como ressaltar a importância dos procedimentos terapêuticos dos medicamentos cultivados. 3- Ampliar e estruturar a área do Centro Olawatawa para ser um centro de visitação que possa estimular o etnoturismo, com estrutura turística apropriada (malocas de alojamento, cozinha, banheiros), etc.

Beneficiarios de la experiencia


Povo Indígena Paiter Suruí / Aldeia Paiter Linha 09 / Mulheres e Jovens

Number of involved


40

Cite the main contributions generated to the people involved in the experience


1- Ampliação da produção do viveiro de plantas medicinais. 2- Fortalecimento do Conhecimento (oficina de identificação das plantas medicinais e formas de coletas e oficina de processos e procedimentos para utilização das plantas medicinais). 3- Ampliação da Estrutura do Centro (obras e equipamentos). 4- Gestão do projeto e Fortalecimento institucional.

Are there or were there any partnerships for the development of this experience? If yes, name the partners.


1- FUNAI - Fundação Nacional do Índio. 2- FOREST TRENDS.

Has a strategy been developed for the financial sustainability of the experience? If yes, please describe.


Sin contenido

What are the main challenges faced in implementing the experience?


Sin contenido

Realization period


18/04/2022 a 18/02/2023