E_NOTICE Undefined index: version, /home/otcadmin/apps/pric/application/View.php, line 636
Ficha de Experiencia
EL PRIC

Nhadé Kagwariva Arépopoaká Fortalecendo a Gestão Ambiental e Territorial do Território Indigena Jiahui

Instituto de Pesquisas Ecológicas

Datos de la persona de contacto:




Fichas de interés en la iniciativa


Descripción de la experiencia


A APIJ vem atuando no território indígena Jiahui executando projetos desde ano de 2008, como por exemplo: o diagnostico etnoambiental; o Plano de Gestão Ambiental e Territorial da Terra lndigena Jiahui; mobilização sem queimadas; e articulação em ação de proteção Territorial no Território Jiahui-Madeira. Com a execuçao desses projetos, o território vem se fortalecendo, conforme o plano de gestâo Ambiental e Territorial dos Jiahui, sem contar que há a expressiva participação dos jovens, mulheres, homens e anciãos como agentes ambientais e agentes de SIG para coleta de dados, viabilizando estratégias para a autonomia do território.

Objetivo de la experiencia


O projeto tem a finalidade de apoiar o território indígena Jiahui nas aldeias, com o enriquecimento dos sistemas agroflorestais. Auxiliar na continuidade dos monitoramentos e vigilâncias territoriais com a realização das ações de vigilância que a APIJ vem desenvolvendo para a proteção territorial. Além disso, vem fortalecer a incidência política, repassando os conhecimentos que serão abordados dentro do ciclo dos projetos que estão sendo executados no território Jiahui. A participação da APIJ ainda subsidiará a busca de conhecimentos aos coordenadores administrativos, para desenvolverem atividades de gestão dentro da associação no território. Busca, ainda, adotar estratégias de práticas comunitárias que avancem sobre o território indígena Jiahui e atinjam as aldeias, fortalecendo as cadeias produtivas, melhorando os Sistemas Agroflorestais - SAFs, os canteiros de hortaliças e fortalecendo a pratica de vigilância indígena, através das visitas aos locais onde irão ser implantados os sistemas nas comunidades.

Beneficiarios de la experiencia


Comunidade Indígena Jiahui (homens, mulheres, jovens e idosos) do povo apurinã.

Number of involved


105

Cite the main contributions generated to the people involved in the experience


1- Implantação de SAF. 2- Vigilância territorial. 3- Governança e Participação. 4- Fortalecimento Institucional. 5- Gestão do projeto.

Are there or were there any partnerships for the development of this experience? If yes, name the partners.


1- FUNAI - Fundação Nacional do índio. 2- IIEB - Instituto Internacional de Educação do Brasil.

Has a strategy been developed for the financial sustainability of the experience? If yes, please describe.


Sin contenido

What are the main challenges faced in implementing the experience?


Sin contenido

Realization period


02/05/2022 a 02/11/2023