Error cargar lenguaje - /home/ubuntu/migrationpric/pric/lang/1/config_names_lang.php


Error cargar lenguaje - /home/ubuntu/migrationpric/pric/lang/1/template_frontend_lang.php


E_NOTICE Undefined index: version, /home/ubuntu/migrationpric/pric/application/View.php, line 637
Ficha de Experiencia
EL PRIC

Fortalecendo o Sistema de Governança do Povo Ikolen - Gavião

Instituto de Pesquisas Ecológicas

Archivos:


Datos de la persona de contacto:




Fichas de interés en la iniciativa


Descripción de la experiencia


A ASSOCIAÇÃO INDÍGENA ZAVIDJAJ DJIGUHR – ASSIZA foi fundada em 2011 com o objetivo de ser uma organização social do povo gavião que atuasse em busca de melhorias nas áreas de estradas, educação, saúde, transportes e articulações políticas. Após a sua fundação, buscou-se diálogos com instituições parceiras para a estruturação da cadeia produtiva da castanha do Brasil, assim como o fortalecimento institucional da ASSIZA. Os principais projetos executados em parceria e/ou pela ASSIZA foram: I) Pacto das Águas, com a estruturação e consolidação da cadeia da Castanha do Brasil; II) projeto com a COOCARAM, também com a cadeia da Castanha do Brasil; III) parceria com a Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé, com a construção e estruturação de casa de Farinha, base de Vigilância, centro de formação e o investimento na piscicultura; IV) Acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos – Formação de Estoque para a Castanha do Brasil, em dois anos consecutivos; V) Acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos – Doação Simultânea, com produtos da Agricultura Familiar. A Associação vem atuando dentro da Terra Indígena Igarapé Lourdes desde a criação da mesma, trazendo grandes benefícios ao Povo Gavião, buscando parceiros, apoiando todas as cadeias produtivas existentes dentro da área (castanha, açaí, farinha, agricultura familiar e outras), desde a sua coleta, até a comercialização final, como também, incentivando os povos a continuarem trabalhando com artesanatos e culturas tradicionais.

Objetivo de la experiencia


Fortalecer a Associação ASSIZA, estruturando-a para que possa dar continuidade às ações já realizadas pela instituição na Terra Indígena Igarapé Lourdes, localizada no município de Ji-Paraná. A intenção é promover a defesa dos direitos, do Território, do patrimônio e dos interesses materiais e imateriais do povo indígena Ikolen (Gavião de Rondônia), individual e coletivamente, com a finalidade de: manter e valorizar os conhecimentos tradicionais; defender e proteger os recursos naturais e a integridade da TI; participar direta e indiretamente do controle social da saúde e educação indígena; e demais políticas públicas destinadas aos povos indígenas. Sendo assim, possibilitar a defesa dos direitos e interesses dos professores, agentes de saúde e agentes de saneamento indígenas, melhorando a qualidade de vida e a geração de renda, através do manejo de recursos naturais do extrativismo, de modo sustentável. Proporcionar aos produtores extrativistas maior segurança para realização de suas atividades, como também, promover melhorias na qualidade de trabalho, para que seja possível dar continuidade às atividades relacionadas à cadeia produtiva da castanha-do-brasil, uma vez que muitos não têm condições de adquirir equipamentos de proteção individual, como também, insumos/subsídios para atuar na safra.

Beneficiarios de la experiencia


1- Mulheres 2- Jovens 3- Povo Indígena e extrativistas

Número de envolvidos


200

Cite as principais contribuições geradas para as pessoas envolvidas na experiência


1- Estruturação da Associação ASSIZA. 2- Melhoria na qualidade de vida do Povo Gavião. 3- Aumento da produção da castanha-do-brasil. 4- Apoio na realização de atividade extrativista com melhorias em segurança. 5- Maior geração de renda em relação a comercialização de castanha-do-brasil.

Existem ou existiram parcerias para o desenvolvimento dessa experiência? Se sim, cite os parceiros.


Não há parceiros específicos neste projeto, mas a ASSIZA costuma trabalhar em projetos executados pelos parceiros: Kanindé, Funai, Prefeitura de Ji-Paraná e Comim.

Foi desenvolvida alguma estratégia para a sustentabilidade financeira da experiência? Se sim, descreva.


Sin contenido

Quais os principais desafios enfrentados para implementação da experiência?


Sin contenido

Período de realização


18 meses (a definir data de início)